terça-feira, 23 de abril de 2013

Sobre o país

Quando escolhi passar um ano na Bélgica, não sabia tanta coisa sobre ela. Tinha aquelas "informações básicas" que quase todos lembram quando ouvem sobre o assunto: cerveja, chocolate, batata-frita e Tomorrowland. Na minha cabeça era só isso:




Mas enfim, a Bélgica é um país bem pequeno da parte ocidental da Europa. O número de habitantes por km² (densidade demográfica) é um dos maiores do mundo... Pra terem uma ideia, o país é SEIS VEZES menor que o estado do Paraná, e apresenta mais ou menos o mesmo número de habitantes!

Diferente da maioria dos países, a Bélgica possui três línguas oficiais: francês, holandês e alemão.


Pra ficar simples vou dizer que a parte salmão é onde se fala holandês (~59%), a parte rosa francês (~40%), e a parte verde alemão (~1%). Ali no meio, em duas cores, é Bruxelas, que tem oficialmente as duas principais línguas.



Bruxelas é a capital do país, e também uma espécie de capital da União Europeia. Lá também encontram-se a  sede da OTAN e outras instituições muito importantes para a política europeia e mundial.
Como eu disse, a cidade é considerada "poliglota". Por isso existem as tensões linguísticas e as discussões sobre as leis de linguagem da região.

Como pouca gente gosta de ler essas informações (acho), vou colocar só mais uns tópicos importantes:
     - Clima fresco, temperado e chuvoso . 
     - Moeda: euro. 
     - Monarquia constitucional.
     - Fronteira com Alemanha, França, Holanda e Luxemburgo.
     - Cansei, e vocês também.

A sociedade que me perdoe por não gostar tanto de história e geografia. Desculpa, mas é de nascença mesmo.

Provavelmente o próximo post vai ser sobre comidas e bebidas belgas, porque acho esse assunto muito gostoso interessante!

BISOUS!









Nenhum comentário:

Postar um comentário