terça-feira, 23 de abril de 2013

Sobre o país

Quando escolhi passar um ano na Bélgica, não sabia tanta coisa sobre ela. Tinha aquelas "informações básicas" que quase todos lembram quando ouvem sobre o assunto: cerveja, chocolate, batata-frita e Tomorrowland. Na minha cabeça era só isso:




Mas enfim, a Bélgica é um país bem pequeno da parte ocidental da Europa. O número de habitantes por km² (densidade demográfica) é um dos maiores do mundo... Pra terem uma ideia, o país é SEIS VEZES menor que o estado do Paraná, e apresenta mais ou menos o mesmo número de habitantes!

Diferente da maioria dos países, a Bélgica possui três línguas oficiais: francês, holandês e alemão.


Pra ficar simples vou dizer que a parte salmão é onde se fala holandês (~59%), a parte rosa francês (~40%), e a parte verde alemão (~1%). Ali no meio, em duas cores, é Bruxelas, que tem oficialmente as duas principais línguas.



Bruxelas é a capital do país, e também uma espécie de capital da União Europeia. Lá também encontram-se a  sede da OTAN e outras instituições muito importantes para a política europeia e mundial.
Como eu disse, a cidade é considerada "poliglota". Por isso existem as tensões linguísticas e as discussões sobre as leis de linguagem da região.

Como pouca gente gosta de ler essas informações (acho), vou colocar só mais uns tópicos importantes:
     - Clima fresco, temperado e chuvoso . 
     - Moeda: euro. 
     - Monarquia constitucional.
     - Fronteira com Alemanha, França, Holanda e Luxemburgo.
     - Cansei, e vocês também.

A sociedade que me perdoe por não gostar tanto de história e geografia. Desculpa, mas é de nascença mesmo.

Provavelmente o próximo post vai ser sobre comidas e bebidas belgas, porque acho esse assunto muito gostoso interessante!

BISOUS!









segunda-feira, 15 de abril de 2013

Salut!

Ok, não sei bem por onde começar.
Meu nome é Letícia, tenho 16 anos, e vou usar esse blog pra contar o que eu quiser- e puder- sobre o meu intercâmbio na Bélgica.
Já visitei MUITOS sites estilo "Diário de Intercâmbio" que foram abandonados após alguns posts, e peço desculpas antecipadas caso isso aconteça. Mas claro que não é a minha intenção.
Não pretendo postar todos os dias. Quero escrever as coisas mais importantes que acontecerem, os locais mais diferentes que eu visitar, e as coisas mais interessantes que eu aprender nesse ano.

Logo logo vou apresentar a Bélgica pra vocês. E preciso dizer que já estou apaixonada? Não né! Tenho certeza de que lá vou ter uma das experiências mais incríveis da minha vida. Aprender outra língua, conhecer lugares muito diferentes dos que eu estou acostumada, me adaptar a outra cultura, viver longe dos pais e amigos... (Já posso começar a chorar com essa última parte?).

O meu intercâmbio será realizado pelo Programa de Intercâmbio de Jovens (YEP) do Rotary International, entre agosto de 2013 e junho/julho de 2014. Desde que eu fiquei sabendo da existência do Programa coloquei ele na minha lista de sonhos. E sim, eu tenho uma lista gigante de sonhos. E quem não tem? Ou melhor: QUEM CONSEGUE não ter?
Sabe, o sonho pode ser passar a lua de mel em Paris, tomar água do Rio Ganges, ou ter 15 filhos.
Na minha opinião, isso é uma das melhores coisas que o ser humano tem a capacidade de fazer. Se você pensar no seu futuro, nos seus objetivos, e nas coisas que você mais deseja, fica muito mais fácil de alcançar! E sobre esse assunto acho que vou até fazer um post contando uma "experiência" de viagem minha - que chega a ser engraçada.

Enfim, não quero deixar esse blog uma coisa chata de se ler. Enquanto eu espero agosto chegar vou ter pouca coisa pra contar, mas aceito sugestões e pedidos de posts relacionados ao assunto ( ESPERA, tem alguém lendo isso aqui?).

Acho que é isso! Beijos e sonhos pra vocês.